Atualmente, muitos jornalistas têm se aventurado no mundo da blogosfera. Alguns questionam o objetivo de um profissional dedicar seu tempo e energia a uma atividade não remunerada. Porém, o crescente interesse do jornalista em utilizar um blog para divulgar suas ideias é compreensível.
Até mesmo para um jornalista de sucesso, o espaço disponível para publicação de seu texto é limitado, obrigando-o a se adaptar ao controle de caracteres e restringindo sua liberdade de expressão. No blog, não há limites. O jornalista põe o ponto final no momento que bem entender.
Os blogueiros dispõem de recursos para enriquecer o blog, como vídeos e áudios, por exemplo. Tornando o blog mais atraente para o eleitor e para o próprio jornalista que vê suas palavras complementadas por imagens ou sons.
A rapidez na publicação de um texto é mais um atrativo. O jornalista não precisa esperar um dia, uma semana ou um mês para ter seu texto publicado. A notícia pode ser lida praticamente em tempo real.
Outro motivo evidente é o fato de que a maioria dos comunicadores não tem um veículo em que possa expressar sua opinião sobre determinado tema. A chamada imparcialidade do jornalista o impede de manifestar indignação, espanto ou entusiasmo no conteúdo do seu trabalho. A ele é dado o direito e a obrigação de informar. Pensar e se expressar de acordo com a sua percepção não é permitido para grande parte dos jornalistas. Há de se ter cuidado com as palavras, revelando somente o impessoal, objetivo, verdadeiro e não adjetivado. Limitando, assim, a qualidade humana mais marcante: o poder de se comunicar.
Para o jornalista blogueiro a notícia pode ter vida, ser mais humanizada. E ele não mais é visto como um profissional sem ideias ou sem o direito de expressa-las.
Há aqueles que se dedicam em seus blogs a escrever sobre um único tema e se isentam de qualquer opinião. Porém, eles têm total liberdade de escolher o quê e como irão escrever.
Além de todas estas facilidades, o blog propicia ao jornalista uma imediata interação com o leitor. Segundos após publicar seu texto, o blogueiro pode receber um comentário de aprovação ou discordância, permitindo assim, que o leitor participe ativamente do que ele escreve e mostre com clareza o efeito que suas palavras provocam.
Amiga Cecilia ótimo e valoroso texto, excelent abordagem, honrado e feliz por visitar este importante, belo e original espaço... Registro a minha imensa satisfação ao passar aqui, valeu! Quero compartilhar com você o poema abaixo de William Shakespeare
ResponderExcluir”Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.”
Votos de um final de semana divertido e repleto de alegria. Muita prosperidade e bênçãos. Paz, luz, saúde e proteção. Felicidades, um fraterno e caloroso abraço. Fique com Deus.
Valdemir Reis